segunda-feira, março 02, 2009

Legumes Disfarçados

Passei grande parte do carnaval na cozinha. De lá saiu muita coisa. Lanches, almoços, cafés, sucos, muitos sucos e o meu querido suflê de legumes. O primeiro prato que fiz para impressionar Maridovisk, que ainda não morava comigo pois achava que tinha uma grande possibilidade de morrer de fome, foi este. Lembro do dia que ele chegou lá em casa e sentiu um cheirinho bom no ar. E eu, toda prosa e preocupada falei que era um suflê de legumes. Lembro também da cara que ele fez tentando disfarçar a preocupação. Convenhamos, legumes tem gosto de quê? E suflê de legumes não é algo que atrai qualquer pessoal. Mas Maridovisk não comia carne, nem peixe, nem frango, nem presunto, nem salame, nem linguiça, etc, etc, etc. A única coisa que veio na cabeça foi o suflê de legumes. Só sei que foi um verdadeiro sucesso. Depois desse dia minha moral ficou alta. E inventei uns pratos bem legais desde então.
Aí vai a receita do tal suflê. Aqui em casa a gente come ele puro, sem nenhum acompanhamento. Mas fica muito bom com um arroz branco e um grelhado. Ou, se vcs forem como eu e não fizerem questão do arroz, apenas com um grelhado. O tempo de preparo é mais ou menos 1 hora. E o grau de dificuldade é zero. Depois me conta se vc gostou!

Ingredientes:

2 batatas médias;
1 chuchu grande;
1 cenoura grande;
200 ml de leite desnatado;
1 colher de sopa de manteiga;
1 colher de sopa de maizena;
½ cebola cortada em cubinhos;
1 clara batida em neve;
queijo parmesão;
noz-moscada ralada (não deixe de colocar, pois faz toda a diferença);
1 pitada de sal.


Descasque e corte os legumes em cubos pequenos, coloque todos em uma panela com água e sal e leve ao fogo. Quando estiverem macios escorra e reserve. Coloque a cebola para dourar na manteiga. Quando ela começar a pegar cor, despeje o leite já misturado com a maizena. Acerte o sal e rale um pouco de noz-moscada. Mexa até formar um creme. Coloque os legumes em um pirex (não é preciso untar), misture com o creme e a clara batida em neve, delicadamente. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno – 180º até dourar.

Rendimento: 2 porções generosas








Desculpem pelas fotos, mas minha habilidade é quase zero...

Um comentário:

Anônimo disse...

É tudo verdade, eu fiquei um pouco apreensivo mas tentei manter a aparência para dar uma moral !!!
Mas, realmente o resultado foi muito bom e dai em diante ela ganhou coragem e inventa algumas coisas bem gostosas !!!
Não posso negar que foi uma grande surpresa a revelação destas aptidões culinárias dela, pois sabia de outras grandes virtudes, mas esta foi uma deliciosa novidade que se repete a cada dia !!!
Beijos
Brandão

;