sexta-feira, outubro 27, 2006

Aleijadinho / Helio Eichbauer

Sábado passado fizemos um passeio cultural pelo Rio. Não foi propriamente um "passeio", mas conseguimos ir até o Centro Cultural Banco do Brasil, que inaugurou a Exposição sobre Aleijadinho e também ao Centro Cultural da Caixa, que já encerrou a exposição do cenógrafo e figurinista Hélio Eichbauer. Gostei muito de ambos. Fiquei impressionada com o trabalho de Aleijadinho. Nossa! Quanta riqueza, quanto detalhe, quanto cuidado com as obras! A mostra começa contando um pouco da história de Minas Gerais no século XVIII, com mapas, descrições detalhadas, etc. Depois vem o núcleo do ouro, que expôe moedas e objetos de ouro da época. Em outra parte são mostrados os relicários, e diversas imagens de santos, fotos das Igrejas e filmes. Na parte das "Procissões" o visitante passeia por um chão de vidro e se vê em meio a verdadeiras obras feitas de serragem tingida, como os tapetes de sal que existem em muitas cidades na época de Corpus Christ. Mesmo quem não se interessa muito pelo assunto deve prestigiar o nosso Grande Mestre Barroco. Vale a pena! Ah! E depois não deixem de experimentar o "café paris", que é servido no 3° andar, na casa de chá Colher de Pau. Cada coisa divina!!! Tem até café colonial, aquele mesmo, que vêm com milhões de beliscos de dar água na boca.
A exposição do Hélio também foi muito interessante. Achei super legal ver as maquetes dos cenários que ele criou para várias obras do nosso teatro. Um verdadeiro esplendor de paciência e dedicação para construir aqueles trabalhosos detalhes. O mais legal mesmo foi que pude ver como ele abordou o cenário e o figurino de uma peça com a qual eu trabalhei na faculdade. No semestre passado tivemos que criar o figurino para a "Flauta Mágica", de Mozart e quando eu cheguei na exposição e ví o trabalho do Hélio, fiquei maravilhada. Ele deu soluções tão simples para resolver questões com as quais quebramos tanto a cabeça... Nada melhor do que a experiência. Enfim, missão cumprida!

Um comentário:

Mirella disse...

Oi, Fê!! Vou mandar a receita pro seu e-mail, viu?
Olha só... o hotelzinho que vocês vão ficar é show de bola, super bem localizado! Já sei qual é! Além de ser na frente do Farol, no térreo tem um barzinho que vende um caranguejo maravilhoso! ótima pedida! Beijocas

;