segunda-feira, janeiro 14, 2013

Decor de segunda

 Você já parou para pensar num quarto de bebê sem berço? Parece loucura? Na verdade não é, não. A filosofia montessori acredita que o quarto de bebê deve ser feito para o bebê e não somente para idealizar os desejos dos pais. Independência e liberdade são palavras chaves no que diz respeito aos quartos montessorianos. Afinal de contas são as crianças que vão passar a maior parte do tempo ali e as coisas devem ser vistas sob esta perspectiva. Se pararmos para pensar um pouquinho, deve ser muito chato ficar preso num berço, olhando para um montão de coisas que não temos acesso, sem poder tocá-las. Criança é curiosa por natureza e é esta curiosidade que vai fazer com que ela se desenvolva de forma plena. Um quarto com berço, armário, prateleiras, nichos, poltronas pode ser muito lindo. Para os pais, para a família. É assustadora a velocidade com que os bebês crescem e logo eles vão querer interagir com o ambiente, com o universo ao seu redor. Portanto, se você está pensando em montar o quartinho do seu filho, pense nisso. Brinquedos e livros devem ficar ao alcance dos pequenos. Um espelho no quarto é muito interessante para a criança passar a se conhecer e ter uma melhor percepção de si mesma. E além disso elas adoram ver seu reflexo. Dê preferência para brinquedos de madeira, bonecos de pano, música também é importante. Um ambiente calmo e atrativo pode fazer com que seu filho fique distraido por horas. Não esqueça do quesito segurança. Espelhos bem fixados, prateleiras e estantes com protetores de quinas, interruptores também com proteção. Para os primeiros 2 ou 3 meses de vida o bebê pode dormir em uma alcofa ou um moisés. Depois pode partir para uma caminha no chão. Cuide para que o piso seja macio ou utilize tapetes antialérgicos. Um portão na porta do quarto também é recomendado, para que essa criaturinha curiosa não vá explorar sozinho outras partes da casa. Afinal de contas, um quarto não foi feito só para dormir.   




 
 
  

  
 


Referências:
Montessori e família
How we montessori
Mãe RN
Spoon of life

2 comentários:

Espaço Bel disse...

Sabe, adorei a ideia! Minhas filhas também nunca usaram berço, apesar de tê-los comprado. É que quando novinhas, dormiam no carrinho ao lado da minha cama. Depois, como já pulavam do berço, eu preferia trocar por uma caminha baixinha. Dei os dois berços novinhos...
Bjs!
Visite o meu blog: http://bebelvirtuosa.blogspot.com.br/

Fernanda Amorim disse...

Oi Bebel! Que bom que gostou da idéia. Se pararmos para analisar ficar no berço não é nada agradável... rsrsrr! Obrigada pela visita.

;