sexta-feira, janeiro 18, 2013

Sexta da arte e um pouquinho mais sobre o comportamento das crianças


Depois de uma semana onde quase tudo deu errado (o desktop morreu, a minha máquina overlock morreu, e vários problemas aconteceram aqui no trabalho) estou dando a minha semana produtiva como encerrada com este post. No meio dos problemas a gente acaba soltando fumaça e causando tosse em quem está mais próximo de nós. Foi uma semana de muitos "estranhamentos" com a minha filha. Além dela estar de férias e do meu marido ter que ficar ausente durante quase toda a semana por causa do transplante, a gente acaba ficando muito tempo juntas e como os temperamentos são muito parecidos, às vezes sai faísca. Ela vem aqui para o atelier e falta pouco para eu não ter um enfarto. Pega absolutamente tudo o que está ao seu alcance e acha que é brinquedo. Desenrola viés, fitas, passamanarias, qualquer paninho se torna roupa de boneca ou roupa de cama para a boneca, se enrola em linhas, pega alfinetes e coloca em todos os buraquinhos que encontra nas máquinas de costura (e depois eu fico horas para descobrir pq a máquina não está funcionando) e assim ela se distrai e me tira do sério. E aí, hoje eu estava procurando uma imagem para colocar aqui na sexta da arte e descobri este texto muito bom sobre o comportamento das crianças. Uma frase ficou na minha cabeça: " as crianças olham para o mundo com olhos de quem não sabem nada e estão por descobrir tudo". E é isso mesmo. E se formos parar para pensar, é tão encantador. A inocência da criança desperta possibilidades únicas de aprendizado. E nós, adultos, sobrecarregados de tantos afazeres acabamos por não perceber isso na maior parte do tempo. Eu tento ser uma mãe criativa e tento despertar o olhar da minha pequena de várias maneiras. Mas tem horas que eu sou tão absurdamente chata que eu acho que nem eu mesma me aguentaria se fosse criança. Tudo bem, eu sou normal e humana. Isso acontece. Ninguém é 100% do tempo legal. E minha responsabilidade como mãe também é dar limites. E dar limites é uma tarefa chata pra caramba. E desgastante. Desta forma, espero que essa sexta da arte além de trazer esta idéia super bacana que é desenhar a própria figura da criança (elas adoram se identificar depois do desenho pronto!) seja uma leitura interessante para vocês, pais, que passam por aqui. Bom final de semana!


Nenhum comentário:

;