segunda-feira, abril 05, 2010

Como consegui conciliar a amamentação no peito com a mamadeira

É fato: depois que o bebê começa a mamar na mamadeira é raro fazer com que ele volte a mamar no peito. Os bebês nascem com uma reserva de alimento de aproximadamente 24h. A primeira noite da Maria Fernanda foi um verdadeiro espetáculo. Ela dormiu profundamente e só mamou um pouquinho no peito. Na segunda noite tivemos que chamar a enfermeira para nos ajudar pois a menina não parava de chorar. A reserva dela tinha acabado e o meu leite (que inicialmente é o colostro) parecia que era vento na boca dela. A enfermagem nos ajudou e fez uma mamadeira de 10ml de leite para recém nascido, que o pediatra havia prescrito. A primeira semana foi realmente muito difícil. Eu ficava com medo de dar leito em pó e ao mesmo tempo ficava com pena dela por ver que ela ficava com fome. Na primeira consulta que tivemos com o pediatra vimos que ela tinha perdido bastante peso e ele passou o complemento de 3 em três horas para ela. Como mãe e mulher eu me senti fracassada por não conseguir amamentar minha filha. Passei noites chorando, pensando no que eu podia fazer para mudar esta situação. Depois de três dias com o complemento ela não queria mais pegar o peito. É muito mais fácil para ela mamar na mamadeira, onde o leite sai com muito mais facilidade. Foi aí que eu tomei a decisão de parar por conta própria de dar a mamadeira e fiquei 15 dias amamentando só no peito. Fiquei um bagaço, mas eu precisava fazer esta tentativa. Sempre soube que não há leite materno fraco. Depois desse período fomos ao pediatra e para a nossa surpresa a Maria Fernanda tinha engordado muito pouco e estava bem abaixo do peso ideal para a sua idade. Então eu parei e pensei: não queria que a minha filha ficasse eternamente com fome e que se existia um leite para recém nascidos ele deveria ser usado nesta ocasião. Mesmo assim foi muito difícil aceitar que ela poderia largar o peito tão rápido. Não sei se foi uma luz que veio dos céus, mas eu resolvi trocar a mamadeira que eu estava usando por uma menorzinha, que uma amiga tinha me presenteado. Bendita hora que lembrei dela! A mamadeira da Avent Philips tem um bico de silicone com uma válvula air flex, diferente da grande maioria das mamadeiras. O leite não sai aos montes e o bebê precisa fazer a força que ele faz como se estivesse mamando no peito. Hoje posso dizer que conseguimos chegar a um equilibrio perfeito. Faço mais ou menos 2 mamadeiras de 60ml por dia e intercalo com as mamadas no peito e durante a noite temos ficado só com as mamadas do peito. Ela ganhou peso, está super satisfeita e eu posso cumprir esta tarefa mágica que é amamentar no peito com prazer. Por outro lado fico com uma certa liberdade de poder sair para resolver alguma coisa na rua e deixar uma mamadeira pronta em casa para ela tomar. No final tudo deu certo! Graças à tecnologia!

15 comentários:

Marcita.blogspot.com disse...

Oi Fernanda!
Muito interessante esse teu post porque é uma preocupação minha poder alternar mamadeira com o peito. Eu ganhei duas da Chicco, num formato especial anti cólica, mas acho que vou comprar uma da Avent. As mamadeiras são de 60ml para recém nascido?
Continue dando essas dicas e contando da vossa evolução!
Beijos

fernanda amorim disse...

Oi Marcita! Na verdade eu não conheço as mamadeiras da Chicco. Não posso dar opinião. Mas nos demos muito bem com a da Avent. Começamos com 10ml, depois 45 e assim por diante. Hoje ela mama 60/70ml. O pediatra vai orientando e ela também nos mostra se está com fome ou não. A mamadeira menor é a de 125ml. Um bj

Anônimo disse...

Ola Fernanda , me chamo thays tenho um filhinho de 2 mese e meio ele mama so no peito esta gordinho e saudavel ,amem .Mas tenho um loja e nao posso carregar ele para tds os cantos e ao mesmo tempo nao posso abandonar minha loja.Entao gostaria de alternar as mamadas no seio e mamadeira ,Meu filho adora chupetas da Phillps AVENT entao acho que sera facil. Mas nao sei como intercalar por favar me ajuda!!!!


Thays.RJ

Fernanda Amorim disse...

Oi Thays! Parabéns pelo bebê! No meu caso eu sempre oferecia primeiro o peito e depois a mamadeira. Se ela estivesse com fome mamava, se não estivesse deixava a mamadeira de lado. Mas eu ficava em casa o dia inteiro... No seu caso talvez fosse melhor você ver os melhores horários para dar a mamadeira e outros para dar o peito. Abnes de ir para a loja você pode dar o peito e na próxima mamada ele fica com a mamadeira. Ai vc pode tentar estar em casa por volta da hora do almoço para ele mamar no peito e assim por diante. Você tem que ver como adaptar isso à sua rotina. No entanto, acho que seu pediatra é a melhor pessoa para lhe dar um direcionamento quanto a isso. Converse com ele para tirar dúvidas. E confie no seu instinto materno. Ele não falha nunca! Boa sorte e saúde para a família.

Mariana disse...

Oi Fernanda!
Adorei seu post ajudou-me bastante,estava com dificuldades com minha bebê ,ela não queria mamar, então estou alternando peito com a mamadeira agora ela está aceitando bem as mamadas,só tenho uma dúvida ,devo trocar o bico (lí no site que quem amamenta deve permanecer com o bico 0+)gostaria de saber se procede?
Abraços

Fernanda Amorim disse...

Oi Mariana! Realmente não sei se essa informação procede. Mas veja com o seu pediatra para ver se ele dá alguma dica. Os bicos da Maria Fernanda eu ia trocando com o tempo a quantidade de furos.Comigo deu certo, mas os bebês são muito diferentes. Boa sorte e fique tranquila que vc saberá o que fazer na hora certa. Um abraço, Fernanda

Plano B Cosmeticos disse...

ola tudo bem, tive o mesmo problema so que dou 3 mamadeiras por dia pra ela , uma de manhã,a tarde e a noite ela esta com 3 messe e ja esta pesando 6070kilos, e dou o peito.....esse tipo de mamadeira da phillps tem da marca man e muito boa eu recomendo
att jociara sp

Unknown disse...

Oi Fernanda...meu bebe tem apenas 28 dias...e já esto pensando em fazer a adaptação peito e mamadeira também pois tenho empresa e é complicado. Você sabe a partir de quanto tempo eu posso fazer isso??

Unknown disse...

Olá Fernanda, tudo bem? Meu Dudu tem só 28 dias...mas como tenho empresa já tenho que pensar em tudo, você acha que posso começar a tentar com quanto tempo? Tbm pensei em deixar a mamadeira só pra umas 2x no dia...o resto eu continuo com o peito.

Fernanda Amorim disse...

Oi Daniele, acho que cada caso é um caso. Converse com seu pediatra a respeito desta questão. A minha filha já tomou complemento no segundo dia de vida, mas consegui mantê-la tb no peito até os 4 meses. Foi uma adaptação difícil, mas meu pediatra me ajudou bastante. Boa sorte com o pequeno!!!

Unknown disse...

Oii Fernanda tudo bem?gostaria de ser se posso dar peito para minha bebê somente a noite pois trabalho o dia todo,me falaram que se fizer isso ela vai ficar doente estou com medo!

Anônimo disse...

Olá, será q pode me ajudar?
Quero dar mama e a a fórmula para meu bebê ele tem um mês e meio, que quantidade de fórmula dou a noite?

Jaciara disse...

Oi Fernanda tudo bem? Eu tenho um bebê de quatro meses, e vou voltar a trabalhar .E ele mama só no peito! Vou ter que fazer ele mamar na mamadeira, só que eu tenho medo de ficar doente. O que posso fazer?

Jaciara disse...

Oi Fernanda tudo bem? Eu tenho um bebê de quatro meses, e vou voltar a trabalhar .E ele mama só no peito! Vou ter que fazer ele mamar na mamadeira, só que eu tenho medo de ficar doente. O que posso fazer?

Jaciara disse...

Oi Fernanda tudo bem? Eu tenho um bebê de quatro meses, e vou voltar a trabalhar .E ele mama só no peito! Vou ter que fazer ele mamar na mamadeira, só que eu tenho medo de ficar doente. O que posso fazer?

;