domingo, fevereiro 17, 2008

Gramado

Gramado é uma cidade bem pequena. Ficamos hospedados na Pousada da Vovó Carolina, um lugar bem aconchegante, com ótimo atendimento, funcionários atenciosos, café-da-manhã irresistível e um chazinho de maça na recepção que é tudo!!!
Os passeios que fizemos foram os convencionais, mas que valem a pena. Visitamos a Aldeia do Papai Noel e deixamos nossos pedidos presos na árvore (não custa nada esperar que o bom velhinho mande uns presentes no final do ano!). Conhecemos também o Mini Mundo, onde Maridovisk virou criança e quis porque quis tirar fotos dos "trenzinhos"... Seus olhos brilhavam quando a Maria Fumaça fazia barulho, coisa de quem nunca teve um trenzinho quando era criança. Fomos ao Lago Negro andar de pedalinho, ou melhor, de cisneizinho e demos uma passadinha no Mundo a Vapor.



Há também passeios chamados de agroturismo. A maioria deles vc tem que ligar para agendar, mas como os dias estavam chuvosos, sempre que marcávamos não havia número suficiente de pessoas para fazer o passeio. Então, Maridovisk teve a excelente idéia de pegarmos o mapa e fazermos o nosso roteiro com a cara e a coragem. Deu certo! Fizemos a rota das Raízes Coloniais. Visitamos o moinho do Sr. Nelson Cavichion, que ele abriu especialmente para gente, e compramos farinha de milho moída artesanalmente e suco de uva, além de "prosearmos" bastante vendo a chuva cair da varanda de sua casa. Depois fomos até o Museu Fioreze, que fica localizado dentro da propriedade da família Fioreze. Chegamos lá e, apesar da casa e do museu estarem de portas abertas, não tinha ninguém para nos receber. Só o cachorro, que latia sem parar. Quando estávamos prestes a desistir e ir embora, surge uma senhorinha com uma cesta nas mãos, cheia de figos. "Aproveitamos que a chuva parou para colhermos os figos!" - ela comentou. "Quando ouvimos o cachorro latir, vim ver quem é que estava aqui em casa". Não consigo imaginar uma cena dessas aqui na cidade grande... Ela fez a visita conosco ao museu, conversou e depois nos levou até a farmácia onde compramos biscoito de polvilho fresquinho, geléia de morango, licor e umas ervas para emagrecer (isso mesmo é que eu não podia deixar de comprar, né?!). Foi um passeio maravilhoso e cada sorriso ficará guardado na nossa memória.





Nenhum comentário:

;