quarta-feira, agosto 31, 2011

As boleiras

Ajudante de férias, mil trabalhos para serem entregues, casa para arrumar, comida para fazer, brinquedos espalhados por todo lado, levar a criança para a natação, escritório bagunçado até o último metro quadrado, problemas para resolver... aí a gente esquece tudo isso e vai ensinar a filha de 1 ano e meio a fazer bolo (a coitada não tinha mais o que fazer para chamar minha atenção!). Passado o medo inicial da batedeira, que ela nunca tinha visto, a diversão tomou conta da cozinha (assim como a bagunça!). Um ovo quebrado aqui, uma farinha derramada lá, prova um pedacinho de maça para ver se está boa e vamos em frente. A parte que ela mais gostou foi, além de experimentar os ingredientes (manteiga, farinha de trigo pura, açúcar, passas, maça) foi colocar a mão no pote de farinha de trigo e espalhar pela pia! Descobri que além de gostar de comer ela também gosta de cozinhar. Mamãe se perdeu um pouco na ordem de misturar os igredientes, mas o bolo ficou incrível!
Se vc se animou e quer fazer uma bagunça por ai também, segue a receita:

Bolo de maça e frutas secas
- Ingredientes:
1/2 xícara de passas escuras sem sementes
1/2 xícara de passas claras sem sementes
2 colheres de sopa de rum (substitui por suco de laranja, pois não achei justo ela trabalhar tanto e depois não poder comer do bolo!)
1 xícara de açúcar orgânico
3 ovos
3/4 de xícara de manteiga
1 colher de essência de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de maças picadas
1/2 xícara de nozes picadas
1/2 xícaa de castanhas do pará picadas (não usei)

Misture as passas com o suco de laranja e reserve. Bata o açúcar com os ovos até dobrarem de tamanho. Coloque a manteiga amolecida e a essência de baunilha batendo sempre. Acrescente lentamente o trigo misturado ao fermento. Por último adicione as frutas. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido até dourar. Desenforme ainda morno. (Receita que veio na embalagem do açúcar orgânico da União).
Prepare o cafezinho e saboreie!





















Um comentário:

Juciele Wasilewski disse...

Estou sempre por aqui, lendo seus posts...adoro¹!
Também deixo meus meninos mexer na cozinha, fazer uns bolos, é bom para eles (crianças) se interessarem por outras rotinas que não sejam brincar...adoro²!

;