segunda-feira, setembro 21, 2009

O Clube de Leitura


Uma amiga da pós resolveu reunir alguns amigos para criar um clube de leitura. Na hora em que recebi o e-mail/convite fiquei empolgadíssima. Mas um pequeno, minusculo detalhe tocou a campainha da minha mente: Maridovisk não é um fã de leitura. E os encontros do clube seriam no primeiro sábado de cada mês. Tudo bem, é só uma tarde, de um sábado, de cada mês. Mesmo assim não estava confortável em deixar Maridovisk sozinho no sábado... a gente já se vê bem pouquinho durante a semana e no final de semana queremos dar atenção um ao outro. Fiquei entre a cruz e a espada. Louca de vontade de fazer parte do grupo, mas também louca de vontade de ficar com meu marido.

De repente, eis que me surge a seguinte idéia: e se eu convidasse Maridovisk para ir ao primeiro encontro (já que seria para os integrantes se conhecerem e a gente ainda não tinha um livro escolhido para ler) sem ele saber que era um clube de leitura?! Pura enganação com o pobre coitado, eu sei. Confesso! Mas se eu falasse que seria um Clube de Leitura tenho certeza que isso criaria um pré conceito em sua mente. E ele iria só para me agradar e fazer companhia.

Decisão tomada, convidei Maridovisk para irmos a um encontro de amigos na casa da Dani. Ele adora conversar, conhecer gente nova e aceitou na hora, todo feliz. Ainda sugeriu o que a gente podia fazer para levar de lanche e ajudou na preparação do rango. Muito fofo esse Maridovisk!
Chegamos lá e foi super divertido, papo vai, papo vem e em determinado momento a Dani faz a pergunta mortal: então, vamos escolher o livro? Ai não teve jeito. Pedi a palavra e expliquei para Maridovisk o motivo real pelo qual estavamos reunidos e todo mundo caiu na gargalhada, inclusive ele, que ficou conhecido como O Enganado! Ele mesmo afirmou que seu eu tivesse chamado para um clube do livro ele iria só para me agradar. Só sei que a reunião foi magnífica! Escolhemos o primeiro livro e decidimos alternar livros e filmes para os encontros. O negócio foi bem democrático, para que todos pudessem participar e participar com prazer, com alegria.

A idéia do clube é escolher um livro de forma democrática. Temos um mês para lê-lo e no encontro seguinte discutimos sobre ele. Surgem assuntos diversos, até porque cada um interpreta de uma forma. Nosso grupo é bem variado e tem professores, engenheiros, designers, projetistas, etc... O primeiro livro foi "O retrato de Dorian Gray", do Oscar Wild. Já tem até posts sobre a nossa primeira discussão no nosso blog. E está sendo uma experiência muito gratificante para nós. Cheia de aprendizados e boas gargalhadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, fui de enganado mesmo, mas como todo bate papo, as reuniões tem sido extremamente agradáveis!!
O primeiro livro eu só li o primeiro capítulo, pois achei muito chato, mas para o segundo optamos por um livro que virou filme e ai é mais a minha praia.
Mas de qualquer forma agradeço a minha querida mulher, pois além de reencontrar todas as pessoas que formam o clube de leitura que são muito interessantes, é incrível perceber como cada um percebe e interpreta os diversos trechos que se destacam no livro/filme em questão. Quem sabe o clube não sirva para me estimular a ler um pouco mais !!!
Brandão

;