sexta-feira, outubro 18, 2013

Sexta da arte | Faça você mesmo a fantasia de halloween do seu miudinho

Mês de outubro é época de festas de Halloween e você fica pensando, qual será a fantasia do meu miudinho? Que tal você mesma fazer fantasia?!
Aqui estão algumas ótimas fantasia de Halloween que podem ser feitas com um mínimo de tempo e energia. Divirtam-se!!

Encontramos esses dois looks:
Fonte: Craft Passion

Para saber todos os detalhes, entre no site da Craft Passion e veja o tutorial completo.

Pumpkin Tutu Costume | Skeleton Costume


Pumpkin Tutu Costume
Site: Craft Passion







Skeleton Costume
Site: Craft Passion

 














segunda-feira, outubro 14, 2013

Na cozinha - Naked cake

Sábado foi o níver da minha mãe e eu fiquei incumbida de levar o bolo. Na verdade me ofereci descaradamente para levar o bolo, pois estava com uma receita da Rita Lobo guardada há tempos só esperando uma oportunidade de fazê-la. Como o bolo era grande e eu estava de dieta foi uma tortura conseguir esperar tanto tempo para pôr a mão na massa. Mas valeu a pena, viu. Que delícia de bolo. Levinho, doce na medida certa e lindo. Super fácil de fazer e rápido também. O meu demorou um pouco, pois eu só tinha uma forma para usar e tive que assar 1 bolo de cada vez. Segui a receita direitinho, mas ao invés de 3 bolos, fiz apenas dois. Um mais fininho e o outro mais gordinho, que dividi ao meio para por o segundo recheio. Para enfeitar eu usei morangos frescos, cereja em calda (não achei a fresca) e cranberries secas. O açúcar de confeiteiro dá um charme em cima da massa de chocolate.Se vc gosta um pouquinho de cozinhar, não perca a chance de fazer essa receita. Dá até para chamar as crianças para ajudarem. Minha pequena quebrou ovos, misturou a massa, colocou ingredientes e se lambuzou depois lambendo as sobrinhas de tudo. Vamos combinar que é a parte mais legal em fazer bolos, não é?! :) 
Ah! Se vc vai assar um bolo de cada vez, a dica é dividir a massa antes de colocar o fermento. Daí, vc vai colocar o fermento apenas no que vai primeiro para o forno. Só quando vc for assar a outra metade é que deve colocar o restante do fermento. Eu simplesmente ignorei a parte do papel manteiga na forma na receita original (na boa, muito trabalho!!!). E tb não quis colocar a ganache por cima, pois alguns convidados não curtiam muito. Optei pelo açúcar de confeiteiro e ficou divino!



Receita

Naked cake de chocolate
Rita Lobo

Para o creme de confeiteiro
Ingredientes
1 litro de leite integral
6 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de amido de milho
1 ¼ de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de essência ou extrato de baunilha 

Modo de preparo
1. Leve ao fogo médio uma panela com o leite, a baunilha e metade do açúcar.
Quando começar a ferver, desligue — cuidado para não deixar o leite derramar!
2. Numa tigela, misture as gemas e a outra metade do açúcar com um batedor de arame.
3. Junte o amido de milho às gemas e misture bem. Aos poucos, de concha em concha, vá acrescentando o leite quente e mexendo entre cada adição. Esse processo é importante para que as gemas não cozinhem — por isso o leite quente não deve ser adicionado de uma só vez.
4. Volte o creme à panela, leve ao fogo baixo e mexa com o batedor de arame até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga.
5. Transfira o creme ainda quente para uma assadeira grande, passando pela peneira. Espalhe e cubra com filme, encostando no creme — isso serve para não criar uma crosta. Leve à geladeira até esfriar, por cerca de 4 horas (mas o ideal é preparar no dia anterior). 

Para a calda
Ingredientes
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de rum ou conhaque ou licor

Modo de preparo
Numa panela pequena, leve o açúcar, a água e o conhaque ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto até que o açúcar tenha dissolvido. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Para a ganache
Ingredientes
100 g de chocolate ao leite
⅓ de xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de preparo
Numa tábua, pique o chocolate bem fininho. Leve ao fogo baixo numa panelinha junto com o creme de leite, até aquecer e mexa bem até ficar liso. Leve à geladeira até que endureça, cerca de 2 horas.

Para a massa de chocolate
Ingredientes
8 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado!)
2 xícaras (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de água
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio para uso culinário
1 ½ colher (sopa) de fermento
manteiga para untar

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
2. Unte duas fôrmas redondas, espalhando com pincel uma camada fina e uniforme de manteiga.
3. Corte dois discos de papel-manteiga, usando o fundo da fôrma como medida. Ele deve ficar do tamanho exato. Corte também duas tiras de cerca de 80 cm x 12 cm para forrar as paredes das fôrmas. Pressione com os dedos para colar o papel na fôrma untada. Pincele novamente a manteiga sobre o papel.
4. Numa tigela, coloque a farinha, passando pela peneira.
5. Na batedeira, coloque o açúcar e o chocolate em pó, passando pela peneira. Junte os ovos e o óleo. Comece batendo na velocidade baixa — para o chocolate não subir feito fumaça — e quando a massa estiver lisa, aumente e bata por mais alguns minutos. Caso esteja fazendo o bolo à mão, use uma tigela grande e misture com um batedor de arame até que a mistura fique lisa.
6. Abaixe a velocidade novamente e, aos poucos, vá adicionando a água e a farinha, alternadamente, batendo apenas para misturar. Separadamente, misture numa tigelinha o bicarbonato e o fermento.
7. Transfira 3 1/3 de xícaras (chá) da massa para outra tigela. Junte 2 colheres (chá) da mistura de bicarbonato e fermento e misture bem com o batedor de arame. Transfira a massa para uma das fôrmas prepara e repita o procedimento para levar duas fôrmas ao forno ao mesmo tempo. Note que ainda sobra uma parte de massa, que será assada em seguida, salvo se seu forno tiver 90 cm e você tenha à mão três fôrmas iguais. Neste caso, claro que pode assar todas as mesmo tempo!
8. Leve as fôrmas ao forno preaquecido para assar por 40 minutos ou até que o palito saia limpo ao ser espetado no bolo. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos.
9. Retire os discos das fôrmas e remova o papel-manteiga. Transfira a massa para uma grade (para que o vapor não umedeça as bases).
10. Repita o procedimento com a massa restante.

Para a montagem e decoração
1. Retire o papel-manteiga que ainda estiver envolvendo os bolos. Deixe à mão tudo o que você vai precisar para a montagem: os três bolos, a calda de açúcar, o creme de confeiteiro, a ganache e a compota de laranjas.
2. Coloque o fundo removível de uma das fôrmas sobre uma grade e apoie o disco sobre o fundo. Corte o topo com uma faca de confeiteiro (ou de pão bem longa) para nivelar. Faça pequenos furos na massa com o palito, delicadamente (não deixe chegar até o outro lado) e, com um pincel, espalhe a calda de açúcar sem encharcar a massa. Isso vai evitar que ela quebre. Erga o fundo de fôrma e transfira o disco para o prato de bolo. Notou que estamos usando o fundo removível como se fosse uma espátula passa-bolo?
3. Coloque no centro do bolo metade da quantidade do creme. Com a espátula de confeiteiro (ou as costas de uma colher) espalhe uma camada lisa e uniforme, levando o creme para as bordas mas sem deixar escorrer pelas laterais. Lembre-se de que o peso das camadas de bolo irão espremer o creme.
4. Para a próxima camada de bolo, repita os passos feitos sobre a grade e em seguida acomode o disco sobre o creme que está cobrindo o primeiro bolo. Cubra o segundo bolo com o restante do creme.
5. Para o último bolo, repita os mesmos passos até colocar o disco no topo. Com a espátula de confeiteiro, espalhe a ganache de chocolate, decore com a compota de laranjas kinkan e sirva a seguir.

O link para a receita original está aqui.

;