sexta-feira, setembro 27, 2013

Sexta da arte - brincando com pedras

Que tal aproveitar o lindo final de semana da chegada da primavera e passear ao ar livre, encontrar pedrinhas e transformá-las em bichinhos, pássaros e o que mais a sua imaginação mandar?
Encontramos esses exemplos bem legais no site da nossa amiga Martha Stewart. Junte tinta, cola, pincel, criatividade e chame as crianças!











sexta-feira, setembro 13, 2013

Sexta da arte - conhecendo um pintor

Você conhece aquela velha história que diz que a gente quer dar aos nossos filhos tudo aquilo que não tivemos? E é a mais pura verdade. Depois que nos tornamos pais nossa prioridade é fazer com que nossos filhos não tenham as privações que nós tivemos. Em quase todos os aspectos da vida. Do mais simples ao mais complicado. Quando eu fiz faculdade de Moda um novo mundo se abriu diante de mim. O mundo das artes, dos artistas, da poesia, do design. Coisas que eu não imaginava que existiam e não fazia ideia do quanto eu passaria a gostar delas. Lembro a primeira vez que eu fui ao teatro. Devia ter uns 13 anos e fui ver Sonhos de uma noite de verão, de Shakespeare, com uma amiguinha da escola. Fiquei encantada com aquele mundo, cenário, figurinos, maquiagem, enredo. Foi paixão logo de cara. Morava numa cidade pequena, onde o cinema foi transformado em igreja evangélica e a programação do final de semana era ir para a casa de algum amigo assistir DVD. Meus pais sempre foram muito simples e nunca tiveram contato nenhum com arte. E por ignorarem completamente essa área, nunca puderam me oferecer opções de entretenimento que fossem relacionados a isso. E naquela época não tinha a abençoada internet, para a gente pesquisar e viajar sem sair de casa. A primeira exposição que assisti foi no museu de Arte Moderna, em uma viagem com a turma da escola. Guardo esses momentos com muito carinho, pois de certa forma eles marcaram muito a minha vida. A minha filha, que hoje tem 3 anos e meio já foi inúmeras vezes ao teatro, ao cinema, ao museu e já assistiu a uma apresentação de orquestra. Se ela vai gostar disso tudo quando crescer, não sei. E pouco me importa. Mas minha função é apenas oferecer essas opções a ela. Fazer com que ela enxergue o mundo por diferentes ângulos e de diferentes maneiras. E hoje, pesquisando algum tema para colocar aqui no blog na Sexta da Arte, me deparei com essa ideia genial de apresentar os artistas aos nossos filhos. Os tutoriais estão em inglês, mas basicamente é só arrumar um tempo e pegar uma pintura de algum artista e apreciá-la com os pequenos. Levante perguntas como: você gosta? O que você acha das cores? E das formas? O que está acontecendo nesse quadro? Por que você acha isso? E depois pegue tinta, ou lápis de cor/cera e um papel em branco e faça experimentações com eles. Tente reproduzir a técnica, chame a atenção para o volume, a luz, a forma, o equilíbrio (ou a falta dele), os materiais. Escreva o nome do artista para que eles comecem a se familiarizar e com o tempo identificar seus trabalhos. Pesquise você também antes de escolher a pintura, veja as mais adequadas para a faixa etária de seu pequeno. Entregue-se e espere muita bagunça desses momentos. Que tal experimentar?

O exemplo 1 é um trabalho do artista Jasper Johns’ - White Numbers.









O exemplo 2 é do artista Edward Hopper.





Os tutoriais estão neste site incrível, que vale uma visita. E depois de tanta arte, que tal juntar os trabalhos e fazer uma exposição do seu pequeno artista na sala ou no quintal de casa? Não deixe de pegar um autógrafo!

quinta-feira, setembro 12, 2013

Terça da celebração - Festa do Nosso Malvado Favorito

Devo confessar que depois que passamos a usar o facebook o blog ficou meio abandonado. É tão prático você tirar foto pelo celular e já postar direto lá, comentar, atualizar a página, que acaba que o blog vai ficando de lado. Mas eu adoro esse cantinho aqui e não vou me desfazer dele, não.
Mês passado foi niver de Maridovisk e, como depois que a gente tem filhos eles só acreditam que é nosso aniversário depois de soprar uma vela, resolvi inventar e fazer uma festinha surpresa para o querido. E como ele adora desenho animado o tema escolhido foi o do Malvado Favorito. E assim, em dois dias eu e meu braço direito (Monique) juntamos um monte de coisinhas de outros aniversários para decorar a mesa. Contei com a ajuda da Dona Alice, que faz chocolates e cupcakes maravilhosos para dar o clima artístico dos doces. Palha italiana não falta aqui em casa em nenhuma comemoração. É de praxe ter o docinho (é que eu nunca consigo fazer brigadeirinho!) e aí acabo acertando na palha italiana. Só sei que foi uma noite muito agradável, na companhia de amigos próximos e regada a um bom bate-papo. Maridovisk também ficou todo bobo com a surpresa e cantou parabéns junto com as crianças. Na verdade Maridovisk tem alegria de criança! É bem humorado e mesmo com tantas dificuldades que a gente passa na vida ele está sempre olhando para o lado positivo de tudo. É um marido e pai nota 1000! Te amamos, querido!
























;