quinta-feira, abril 29, 2010

Mais retalhos

Há séculos eu não visitava o site da Ana Maria. Passando hoje por lá fiquei encantada com esta idéia de patchwork... Não é genial?!



terça-feira, abril 27, 2010

Tutorial

Maridovisk e eu demoramos uma eternidade para comprar as cadeiras do escritório. Até que finalmente achamos um modelo na Etna que combinava com nosso gosto e nosso bolso. Só que compramos já com o intuito de deixá-las mais macias. Com o nascimento da nossa filhota, acabou que só consegui fazer os assentos na semana passada. Mas ficou legal. Segue o tutorial para quem quiser fazer alguma coisa parecida.

1 - Tire as medidas do assento da cadeira e corte a espuma. Corte o tecido deixando sempre uns dois ou três centímetros a mais para fazer a costura e o acabamento. Não esqueça de medir a espuma incluindo a lateral da mesma. Além disso deixe uns 15cm a mais para fazer o transpasse. Isso é usado para fazer a capa sem precisar usar zíper.


2 - Dobre uma das extremidades para fazer o acabamento interno. Costure.

3 - Dobre a extremidade que vai ficar para o lado externo com um pouco mais de largura. Costure.


4 - Coloque o tecido sobre a cadeira e marque o lugar onde as tiras deverão ser costuradas.


5 - Faça um teste com o tecido costurado na espuma para ver se está tudo ok. Aqui dá para ver o transpasse que eu deixei.


6 - Se quiser personalizar de alguma forma, faça antes de fechar as costuras laterais.


7 - Agora é só curtir!

segunda-feira, abril 26, 2010

Estampa e sapatos


Toda semana o site Spoonflower coloca um desafio para os designers criarem estampas. O tema desta semana é SAPATO. Para votar basta acessar esta página e olhar todos os participantes. Você pode escolher mais de um e ir selecionando. Os votos só são contabilizados quando você for até a última página e der o ok. Minha estampa está com o nome de "sapato 40 by inematovu". Vá até lá e vote nos seus favoritos (ficarei imensamente feliz se a minha estampa estiver entre elas!!!). Ah! é só esta semana, hein... Obrigada!

segunda-feira, abril 19, 2010

Ilustras


Ela está se parecendo comigo: dormindo em pé!
(original em grafite)

sexta-feira, abril 16, 2010

Para os baixinhos






Se você mora no Rio de Janeiro e quer saber o que tem de legal para fazer com a garotada, acesse o site do Kids in Rio. Lá você vai encontrar dicas de arte, cultura, lazer, médicos e toda programação infantil que está em cartaz na cidade.




Extraordinário ordinário



Eu sempre escutei das minhas amigas que tiveram bebê que era para eu curtir cada minuto com a minha filha, pois o tempo passa muito rápido.
Esses dias eu olhei para a Maria Fernanda deitada no berço e me dei conta que ela já não é mais aquele bebezinho que chegou aqui em casa há quase dois meses. Ela está crescida, ágil, me acompanha com os olhos e adora uma luz.
Aí eu vim aqui rapidinho deixar registrado momentos ordinários do nosso dia-a-dia, que se tornaram extraordinários pelo simples fato de sermos mãe e filha.
Não quero esquecer que ela adora fazer bolinha de cuspe na boca. Que ela descobriu as mãos e as coloca em absolutamente tudo o que estiver por perto. Não quero esquecer que de madrugada, quando eu estou caindo de sono e vou trocar a fralda dela ela está super animada e me dá sorrisos encantadores. Não quero esquecer que ela adora dormir deitada no meu peito. Não quero esquecer das nossas conversas e das "palavras" que ela troca comigo quando está de bom humor, nem muito menos de morrer de rir quando ela se assusta com o próprio pum!
Quero manter na minha memória cada um desses momentos com o cuidado de quem guarda um tesouro perdido.
E daqui algum tempo eu vou estar me deliciando com outros momentos lindos e únicos do seu desenvolvimento.

quinta-feira, abril 15, 2010

Só de retalhos

Genial esta idéia do site Sew Mama Sew, para fazer com retalhos. Eu que amo patchwork e que tenho retalho de sobra já estou pensando em fazer alguma coisa para a filhota!





segunda-feira, abril 05, 2010

Chá das 5




Como consegui conciliar a amamentação no peito com a mamadeira

É fato: depois que o bebê começa a mamar na mamadeira é raro fazer com que ele volte a mamar no peito. Os bebês nascem com uma reserva de alimento de aproximadamente 24h. A primeira noite da Maria Fernanda foi um verdadeiro espetáculo. Ela dormiu profundamente e só mamou um pouquinho no peito. Na segunda noite tivemos que chamar a enfermeira para nos ajudar pois a menina não parava de chorar. A reserva dela tinha acabado e o meu leite (que inicialmente é o colostro) parecia que era vento na boca dela. A enfermagem nos ajudou e fez uma mamadeira de 10ml de leite para recém nascido, que o pediatra havia prescrito. A primeira semana foi realmente muito difícil. Eu ficava com medo de dar leito em pó e ao mesmo tempo ficava com pena dela por ver que ela ficava com fome. Na primeira consulta que tivemos com o pediatra vimos que ela tinha perdido bastante peso e ele passou o complemento de 3 em três horas para ela. Como mãe e mulher eu me senti fracassada por não conseguir amamentar minha filha. Passei noites chorando, pensando no que eu podia fazer para mudar esta situação. Depois de três dias com o complemento ela não queria mais pegar o peito. É muito mais fácil para ela mamar na mamadeira, onde o leite sai com muito mais facilidade. Foi aí que eu tomei a decisão de parar por conta própria de dar a mamadeira e fiquei 15 dias amamentando só no peito. Fiquei um bagaço, mas eu precisava fazer esta tentativa. Sempre soube que não há leite materno fraco. Depois desse período fomos ao pediatra e para a nossa surpresa a Maria Fernanda tinha engordado muito pouco e estava bem abaixo do peso ideal para a sua idade. Então eu parei e pensei: não queria que a minha filha ficasse eternamente com fome e que se existia um leite para recém nascidos ele deveria ser usado nesta ocasião. Mesmo assim foi muito difícil aceitar que ela poderia largar o peito tão rápido. Não sei se foi uma luz que veio dos céus, mas eu resolvi trocar a mamadeira que eu estava usando por uma menorzinha, que uma amiga tinha me presenteado. Bendita hora que lembrei dela! A mamadeira da Avent Philips tem um bico de silicone com uma válvula air flex, diferente da grande maioria das mamadeiras. O leite não sai aos montes e o bebê precisa fazer a força que ele faz como se estivesse mamando no peito. Hoje posso dizer que conseguimos chegar a um equilibrio perfeito. Faço mais ou menos 2 mamadeiras de 60ml por dia e intercalo com as mamadas no peito e durante a noite temos ficado só com as mamadas do peito. Ela ganhou peso, está super satisfeita e eu posso cumprir esta tarefa mágica que é amamentar no peito com prazer. Por outro lado fico com uma certa liberdade de poder sair para resolver alguma coisa na rua e deixar uma mamadeira pronta em casa para ela tomar. No final tudo deu certo! Graças à tecnologia!

quinta-feira, abril 01, 2010

Work in progress


Dizem que coruja trás sorte... eu sempre fui apaixonada por elas!
;